II Workshop Manutenção e Inspeção Predial/Danos Ambientais e Legislação 28 de Setembro de 2018, 14:15

O procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, participaram do II Workshop Manutenção e Inspeção Predial apresentando o tema Danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d´água.

Voltado a engenheiros, representantes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR, coordenadores de cursos de Engenharia e estudantes, o workshop, foi realizado na UniBrasil, com organização da Comissão de Avaliação e Perícia do Crea-PR. O evento, que aconteceu durante os dias 26 e 27, levou ao público conceitos, métodos e a importância da formação profissional especializada nos trabalhos de avaliações e perícias de Engenharia.

Também participaram do evento a engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos, do Ibape/PR e Confal Consultoria Florestal Brasileira, falando sobre Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido; o engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid, da Index Florestal, apresentou o tema Legislação Ambiental.

O tema manutenção de edifícios e inspeção predial foi apresentado pelo engenheiro civil Élcio Avelar Maia, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG). Já a palestra sobre inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco foi realizado pelo engenheiro civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiro do Paraná, Emerson Luiz Baranoski.